Blog

Prefeitura é parceira no curso profissionalizante do Senar “Jovem Aprendiz Rural”

Curso1

Fotos: Assessoria de Comunicação

– Primeira Dama Sônia representa o Prefeito Ediney na abertura do curso

Teve início em Paraguaçu Paulista, na segunda-feira, 4 de abril, o curso profissionalizante do Senar “Jovem Aprendiz Rural”, que será ministrado na sede da Casa Lar, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Assistência Social, a Casa Lar, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural Patronal de Paraguaçu.

O curso dará oportunidade para jovens de 14 a 18 anos incompletos, da Casa Lar, do Projeto Cara, e da comunidade de Paraguaçu em geral, para se profissionalizar e aprender parte de recursos humanos, informática, marketing na área rural, além aprender a conviver em equipe, ser cidadão, profissional e empreendedor rural. No total serão 600 horas alunas divididas em 300 teóricas e 300 práticas e no final do curso eles receberam um certificado do Senar.

Estiveram presentes na aula inaugural do curso a Primeira Dama Sônia Queiroz, representando o Prefeito Ediney Taveira Queiroz, Maria Ângela Cenci Queiroz – Diretora do Departamento de Assistência Social, Antonio Takashi Sassada – Presidente da Casa Lar, Ezio Ferreira Jorge – Vice-presidente e José Eduardo Afine Jorge – Coordenador da entidade, Silvia Salomão – Coordenadora do projeto CARA, Jean Adriano Pereira – Coordenador dos cursos do Senar, José Roberto Chichera – representando o Sindicato Rural Patronal de Paraguaçu, e as instrutoras do curso Elaine Cristina Marques Stanckeviz e a engenheira agrônoma Vânia Viudes Manzon, pedagoga.

Quando usou a palavra a Primeira Dama Sônia Queiroz, falou do quanto é importante para o Prefeito Ediney e para os jovens esse curso.

“Infelizmente o Prefeito Ediney não pode estar presente aqui hoje, mas ele está muito satisfeito com essa parceria porque ele acredita que só com a educação é que poderemos ter uma Paraguaçu ainda melhor. Estou muito feliz em estar aqui hoje e trago, em nome do Prefeito, um grande abraço a todos e reafirmar que a Prefeitura dará total apoio a este tipo de projeto que tira os jovens das ruas e oferece uma oportunidade de se aperfeiçoar para se inserir no mercado de trabalho e nós temos mesmo é que incentivar os nossos jovens a se interessar pela vida rural, porque se não o que seria de nós sem os produtores rural. O homem e a mulher do campo produzem nossos alimentos, e eu gostaria parabenizar a todos vocês hoje. Mais uma vez o Prefeito Ediney se coloca a disposição de vocês para o que precisar e estiver ao seu alcance”.

A Primeira Dama aproveitou a oportunidade e convocou os jovens a ajudar a cuidar de Paraguaçu.

“E eu gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir o apoio e a fiscalização de vocês para que possamos livrar a nossa cidade do vandalismo. O Prefeito coloca ou reforma um brinquedo na praça e logo depois está destruído ou foi carregado. Outro exemplo: uma placa é colocada na cidade no outro dia a mesma está pichada. Isso tem que mudar, nós todos temos que fiscalizar, pois quem paga por tudo isso somos nós mesmos e quem destrói também paga a conta através dos impostos. Outro problema: o lixo é jogado em qualquer lugar e esse lixo se acumula, cai em bueiros e quando vem a chuva entope tudo. Temos que mudar essa realidade e precisamos da ajuda de todos. Denuncie através do telefone da Guarda Municipal que é o 3362-4799”.

Antonio Takashi Sassada, Presidente da Casa Lar, também destacou a importância das parcerias e desse curso para a cidade.

“Esse curso é muito importante, pois está proporcionando aos nossos jovens da Casa Lar e outros da comunidade, aprender desde o manuseio da terra até a função administrativa do setor rural e isso hoje é muito importante já que o conhecimento e a tecnologia estão por toda parte. Então, parabéns pela iniciativa de todos e boa sorte no curso e sejam bem vindos”.

Jean Adriano Pereira, coordenador dos cursos do Senar, falou de como está sendo bom realizar esse curso em Paraguaçu.

“Nós realizamos este projeto em Lutécia e em Borá e a gora estamos retornando para Paraguaçu, graças a uma parceria com a Casa Lar, que nós recebemos de portas abertas e a Prefeitura, que é dinâmica e tem a visão voltada ao nosso jovem, então nós acreditamos que esse programa aqui em Paraguaçu vai ser o melhor e o primeiro grande passo dessa parceria Senar, Casa Lar e Prefeitura Municipal que vai trazer mais projetos para os nossos jovens”.

A Primeira Dama, Sônia Queiroz, na oportunidade aproveitou para visitar outro projeto do Senar realizado em Paraguaçu na Casa Lar, que é o “Processamento Artesanal de Frutas”. O curso conta com 20 participantes, entre eles produtores rurais, alunos e professores do Colégio Agrícola e a comunidade em geral. No curso que tem duração de três dias, oito horas por dia, os participantes aprendem a fazer doces em caldas, doces cristalizados, geleias e doces em pastas, além de aprenderem a conservar esses produtos até um ano fora da geladeira. A instrutora e nutricionista Marta Regina Matta, disse que o curso termina nesta quarta-feira, mas que novos cursos como esse devem ser iniciados em breve e quem tiver interesse em participar, basta procurar a sede do Sindicato Rural Patronal de Paraguaçu, que fica na rua Maria Paula Gambier Costa, 396, no centro e realizar sua inscrição gratuitamente.

free vector

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website